domingo, 26 de fevereiro de 2012

From The Sky Down / U2



Uma viagem no tempo, voltando 20 anos para reviver, de uma forma mais detalhada, o lançamento do álbum Achtung Baby do U2. É isso que From The Sky Down nos dá, nele temos a oportunidade de sacar a atmosfera que envolvia a banda em meados de 90, além disso, são eles mesmos que nos contam como encararam os sucessos e insucessos da década de 80.

Me tornei fã em 88, quando foi lançado o Rattle and Hum, um dos primeiros discos que comprei na vida. O U2 se colocava na crista da onda com o The Joshua Tree e se permitiu fazer um filme (livro e álbum). Juro que perdi as contas de quantas vezes assisti em VHS, enriqueci demais a locadora perto de casa antes de descolar o meu, estudava pela manhã e a tarde, era regra ver/ouvir o longa como se estivesse vivendo um show de verdade.

Nessa época, ainda sem muitos acessos às info's da banda, era comum ouvir de alguém dizer "o U2 acabou, já era"... nessas me limitei a conhecer a história dos caras até ali. Galeria do rock era o destino, pelo menos uma vez por mês corria pra lá pra sacar novidades e velharias, foram várias aquisições, vinis, revistas, fotos, posteres, coisas fã mesmo. Em uma das lojas, os caras cobravam pra gravar uns cassetes de coisas raras, e foi assim que saquei todo repertório rocker dos irlandeses.



1991... eu estava na 8a. série, não me recordo muito bem quando exatamente surgiu a news de que os caras voltariam a gravar, mas lembro bem que as semanas que entecederam o início das vendas demoraram demais. Outubro foi o lançametnto mundial, mas levava um tempo até termos acesso por aqui e sei que consegui o meu em novembro. Foi a primeira euforia vivida por conta do som do U2, passei o restante daquele ano respirando Achtung Baby...

A metamorfose era evidente, nada se parecia com o que tinha conhecido anos antes, mas a sensação libertava, ouvir me intrigava e ficava pirando nos detalhes, tentando sacar como seria aquilo ao vivo.

Welcome to ZOO TV... foi uma forma antológica que o U2 encontrou pra se colocar aos olhos do mundo, trazendo o mundo para dentro de seus shows. Um espetáculo grandioso onde o ápice era 4 caras fazendo rock de sua forma honesta e cínica ao mesmo tempo.

#TheSkyDown nos leva a essa época, em detalhes contados por quem criou, por quem viveu e nos dá a ideia de como tudo aquilo aconteceu realmente. Uma obra cinematográfica para os fãs. A única certeza é que quem gosta se sentirá ainda mais próximo de seus ídolos.

Um salve aos rockers Bono, Edge, Larry e Adam... a inspiração de uma vida (a minha)!!!

Tks Mariana Lagares, pelo belo presente de aniversário...

Nenhum comentário: